Powered By Blogger

Translate



"ALIMENTAR A PRÓPRIA DOR É TORNAR-SE SEU PIOR INIMIGO."
(Augusto Cury)

.......

"Os sonhos não determinam o lugar aonde você vai chegar, mas produzem a força necessária para tirá-lo do lugar onde está."
(Augusto Cury)




FRASE DA SEMANA

"AS FLORES DO AMANHÃ REGAM-SE HOJE." (São João Bosco)

domingo, 15 de março de 2015

Trecho - Quem me roubou de mim?

 Muito instigante  e profundo o livro "Quem me roubou de mim?" do  Pe. Fábio de Melo! 
Trata-se de um enfoque diferente e detalhado das relações humanas, abordando a atualidade, os problemas que vivenciamos hoje e que nos afligem. É o que ele descreve como sendo o sequestro da subjetividade.
Dentre os muitos trechos que me chamaram a atenção, destaco este transcrito abaixo:

"O grande equívoco dos nossos dias é estabelecer as relações humanas a partir de substituições. Queremos que o outro seja a concretização humana de nossas idealizações. Hoje nos satisfaz e amanhã não mais. Trocamos. Tentamos de  novo. Voltamos a trocar. As paixões são avassaladoras, mas os desencantos também. E assim vamos colecionando relações e os seus consequentes estragos.
O que podemos identificar nessas paixões é que as pessoas não são focos de desejo, mas se limitam a ser focos de prazer. O prazer é passageiro, mas o desejo, não. Quando o outro cumpre o papel de ser o objeto do meu prazer, eu o reduzo à condição de coisa. Essa objetificação já se caracteriza como sequestro. Há uma subjetividade sendo desconsiderada, uma vez que o outro foi reduzido à matéria de minha satisfação temporária." 
                                                                    (Pe. Fábio de Melo, Quem me roubou de mim?)

Excelente sugestão de leitura!!!

    

domingo, 8 de março de 2015