domingo, 31 de julho de 2011
Yanni e o "efeito Mozart"
O QUE YANNI E MOZART TÊM EM COMUM?
O termo “Efeito Mozart” surgiu em 1991, graças ao Dr. Alfred A. Tomasi, que usou a música deste famoso compositor em diferentes pesquisas e concluiu que ela possui poder de cura. O Dr. Tomasi afirmou que o efeito Mozart colabora no tratamento de diversas doenças e transtornos, ajudando a lograr o equilíbrio.
Mas foi no ano de 1993 que um artigo na revista “Nature” publicado por três pesquisadores do Centro de Neurobiologia da Aprendizagem e da Memória da Universidade de Califórnia afirmou que pessoas que tinham sido expostas à música de Mozart obtinham maiores pontuações nas provas de inteligência espacial.
Graças a isto, o Efeito Mozart começou a ganhar mais importância e chegou a motivar diversos políticos dos Estados Unidos a presentear creches e bebês recém-nascidos com CDs de Mozart.
Por meio de diversos estudos, comprovou-se que as pessoas epilépticas podiam ser tratadas com a música do Mozart e que assim sofriam menos ataques. Também descobriu-se que as pessoas com mal de Alzheimer melhoravam muito sua execução em tarefas de inteligência espacial.
Evidentemente, também surgiram vozes que afirmavam que o Efeito Mozart não é real, e que os efeitos chegam a ser passageiros. Mas, pelo sim ou pelo não, vale a pena sentar-se tranquilamente e ouvir um pouco das obras deste grande artista.
Outros estudos recentes descobriram que um compositor de hoje, o músico grego Yanni, produz música com características semelhantes a algumas composições de Mozart em ritmo, tempo, estrutura, harmonia e melodia,também tendo mostrado efeitos semelhantes sobre as habilidades espaço-temporal.
Uma composição do álbum “Live at the Acropolis” chamada “Acroyali/Standing in Motion” apresenta o chamado “efeito Mozart”, segundo o jornal da Royal Society of Medicine, pois apresenta semelhanças à sonata K448 de Mozart em tempo, estrutura, melodia e harmonia.
O resultado desses estudos mostraram efeitos significantes em crianças e adultos expostos às músicas dos compositores Mozart e Yanni.
Fontes: http://www.outramedicina.com/191/o-efeito-mozart
http://pt.todoroms.com/mozart-sonata-2-pianos-k448-fs
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Querida Heidi,
ResponderExcluirAdorei o artigo! Acho que podemos alterar esse estudo de hoje em diante para efeito Yanni. Que acha?
beijos,
Alba